quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Barreiras para contenção de petróleo de PVC protegem o Golfo e as zonas úmidas

Desde a fatal explosão da torre de perfuração de petróleo Deepwater Horizon, no Golfo do México, em abril passado, são utilizadas resistentes barreiras de PVC para ajudar a conter o intenso vazamento que ameaça a vida selvagem e as indústrias de pescados localizadas nas regiões do golfo e costeira.

Todas as alternativas têm sido utilizadas para conter o vazamento de petróleo definitivamente.

Enquanto alguns dos métodos empregados são experimentais, com resultados incertos, as barreiras de PVC são largamente utilizadas devido a seu sucesso comprovado na proteção de águas e de regiões costeiras em casos de acidentes dessa natureza.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental, as barreiras ajudam a conter o vazamento de petróleo no mar, em portos, em marinas, em rios, em lagos e nascentes. Elas são constituídas por bóias, que mantêm um longo laminado pré-tratado flutuando na superfície para cercar e conter o petróleo, com lastros que o mantém fixo nos locais. Há também um prolongamento do laminado por baixo da superfície com a função de impedir a passagem do óleo nesta região.

Desde 29 de abril, a Marinha dos Estados Unidos enviou mais de 20 quilômetros de barreiras, sete sistemas de reboque para varrer o petróleo da superfície do mar, e 50 empreiteiras para operar o equipamento.

Até 03 de maio, 147 quilômetros de barreiras tinham sido dispostas nas áreas ao redor de Mississipi. Uma vista aérea da região mostra faixas fluorescentes nas marismas, e ao redor das áreas úmidas e ilhas-barreiras. Em 06 de maio, Garret Graves, Diretor do Gabinete de Assuntos Costeiros do Governo de Bobby Jindal na Louisiana, emitiu um apelo “…para que as indústrias químicas locais disponibilizem todo seu estoque de barreiras para instalação na área costeira da Louisiana”. O gabinete do governador estima que serão necessários aproximadamente 232 quilômetros de barreiras flutuantes para proteger somente seu Estado, além da quantidade necessária para cobrir os estados de Mississipi, Alabama e região oeste da Flórida.

Milhares de tropas da Guarda Nacional, pescadores, autoridades ligadas à fauna e flora e voluntários têm espalhado as barreiras ao longo das praias e foz dos estuários que desembocam no Golfo, perfazendo até 15 de maio mais de 316 quilômetros.
As autoridades já esgotaram os estoques locais do equipamento e estão procurando fornecedores do Texas, Alaska, Canadá, Noruega e Brasil.

A palavra de ordem do dia é “imediatamente, ou o quanto antes”. Estima-se que serão necessários 3.167 quilômetros de barreiras para formar uma camada dupla de proteção para a área costeira do Golfo, que se estende desde o leste do Texas à cidade do Panamá, na Flórida. Recentes relatórios mostram que a mancha de óleo está se aproximando da Corrente de Loop, que corre do sul da Flórida em direção ao Oceano Atlântico.

Fonte: Instituto do PVC

Nenhum comentário:

Postar um comentário